Já conhece o Flutter?

Roberto Cunha
3 min readOct 1, 2019

--

codemagic on medium

Imaginemos o seguinte cenário. Sua empresa, que já possui seu produto para web, tem como objetivo expandir sua base de usuários. Após algumas pesquisas descobriu que a maior parte do tráfego para o seu site tem como origem dispositivos móveis. Então, logicamente, você planeja que o próximo marco da sua startup será lançar app com todos os serviços já oferecidos pela sua empresa. Agora vem uma dúvida: Para qual plataforma lanço primeiro? Android? iOS? Ambas?

Esse questionamento não se enquadra somente para aqueles que já possuem uma versão para web. Se encaixa perfeitamente se você tem uma ideia e precisa tomar uma decisão sobre qual será o ponto de partida. E é aí que entra o Flutter.

Mas o que é Flutter? Flutter é um framework que foi desenvolvido pelo Google que tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações multiplataformas com uma única base de código. Isso quer dizer que com um único código fonte (E nenhuma ou muito pouca modificação) você consegue publicar seu produto para muito mais usuários.

Porém, essa solução de multiplataforma com um único código não é novidade no mercado. Tecnologias como Ionic, RactNative, Cordova e PhoneGap já se propuseram a resolver essa dor de cabeça dos programadores e, até certo ponto, conseguiram. Mas qual a principal diferença?

Resumidamente, a principal vantagem de se usar o Flutter, é o desempenho. Para entendermos um pouco mais, podemos compará-lo com seu principal concorrente. O ReactNative basicamente mantém uma cópia da árvore de componentes da plataforma em uma árvore virtual. Toda vez que alguma há uma mudança de estado no app, ocorre também uma alteração na árvore de componentes da plataforma. Essa alteração é feita através de uma bridge que transforma javascript em código nativo.

Já no Flutter, existe apenas uma árvore de widgets que, a cada alteração no estado, executa uma chamada diretamente ao canvas da plataforma. A grande diferença aqui é que todo o código já é nativo já que o Dart — Linguagem utilizada para desenvolver o Flutter — compila permite essa compilação.

Nós da Livima resolvemos utilizar o Flutter para desenvolver nosso app porque acreditamos que a performance é um ponto chave na jornada do usuário em uma empresa. Queremos que os proprietários de imóveis que utilizam nossas ferramentas tenham uma experiência incrível e consigam vender ou alugar mais rapidamente e com mais segurança sem pagar comissão.

Caso queiram saber mais sobre frameworks e outros assuntos relacionados ao mundo do desenvolvimento, podem me seguir lá no Twitter @_robertto.

Quer conhecer mais sobre a Livima? acesse www.livima.com.br

--

--